MURANO Odontologia de Referência

Agende sua avaliação:
41 3253-190741 98804-6795

Biossegurança

Além de oferecer excelência profissional, atendimento acolhedor e tecnologia de ponta, a Murano garante a biossegurança para equipe e pacientes. Na Odontologia, a biossegurança consiste em um conjunto de medidas preventivas que garante proteção em todo o espaço da clínica. Para isso, a Murano assegura o constante treinamento das equipes e segue protocolos rígidos, formalizados e monitorados, de desinfecção e esterilização.

Embalagem e Descarte do Lixo

Todo o lixo produzido na clínica Murano é corretamente separado em perfurocortante, reciclável, comum e contaminado. O lixo contaminado e o material perfurocortante recebem um cuidado especial, de acordo com as normas da ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ANS (Agência Nacional de Saúde), IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba.

Os resíduos da Murano são armazenados em embalagem e local apropriados e recolhidos periodicamente por uma empresa especializada no transporte e destinação adequada desse tipo de material, credenciada pelos órgãos responsáveis.

Expurgo

A Murano também conta com ambiente destinado à recepção, separação e lavagem de todos os instrumentais usados. A clínica está equipada com cuba ultrassônica, que promove a lavagem automatizada e efetiva de todos os instrumentais. Os materiais são submersos em solução de água destilada e detergente enzimático, podendo ser aquecida, e submetidos ao movimento ultrassônico. Essas soluções são trocadas a cada ciclo. Todos os ciclos de lavagens de instrumentais e preparos das soluções são anotados, assinados e sofrem conferência diária. Depois da lavagem mecanizada, os instrumentais passam por inspeção visual e só então são secados e encaminhados à área destinada à esterilização.

Esterilização

Na Murano, o ambiente destinado à embalagem e à esterilização dos instrumentais está equipado com:

Duas destiladoras de água. Esse equipamento transforma a água que bebemos (solução) em água pura, livre de íons e minerais. Na clínica, a água destilada é usada nos equipamentos dos consultórios, na cuba ultrassônica (lavagem dos instrumentais) e na autoclave (esterilização dos instrumentais).

Seladora. Esse equipamento é destinado à selagem das embalagens antes da esterilização. Os instrumentais lavados e secos são embalados em material apropriado, o grau cirúrgico. Cada embalagem é catalogada com número de lote, data e fita controle de esterilização. E os dados são anotados em ficha apropriada.

Autoclave. Esse equipamento é destinado à esterilização através de calor úmido dos instrumentais, campos cirúrgicos e gaze. Após adequadamente embalados, os instrumentais e os campos são esterilizados em autoclave. Cada ciclo de esterilização é monitorado, com o registro da hora, temperatura, duração e lote, além do controle químico de efetividade da esterilização.

Centrífuga. Esse equipamento se destina ao processamento do controle biológico, que permite aferir com alto grau de segurança a efetividade da esterilização. O controle é feito mensalmente, com cuidadoso registro da data de realização, número do lote e resultado.

Assepsia ou desinfecção

Além disso, na Murano há um cuidado especial com a assepsia, que consiste num conjunto de medidas que visam manter as pessoas ou os ambientes isentos de bactérias. Para isso, as salas clínicas são criteriosamente higienizadas e os equipamentos são protegidos antes de cada atendimento.

Paramentação Profissional

Toda a equipe da Murano Odontologia de Referência usa adequadamente os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Entre os itens estão o jaleco, gorro, óculos, máscara e luvas.

Por fim, na Murano, luvas, máscaras, gorros, sugadores, agulhas, seringas e embalagens para esterilização são descartáveis.


MURANO Odontologia de Referência