Tratamento dos Distúrbios do Sono

O bruxismo, ronco e a apneia obstrutiva do sono são distúrbios do sono tratados com o apoio do profissional da Odontologia. Os tratamentos incluem aparelhos dentários móveis.

O tratamento dos distúrbios do sono é fundamental para a saúde física e mental dos pacientes. Isso porque a qualidade no sono é fundamental para a manutenção e equilíbrio do corpo e da mente. Quando ocorre algum distúrbio durante o complexo processo do sono, surgem reflexos negativos no estado geral de saúde do paciente.

Distúrbios do sono

Entre os principais distúrbios do sono está o ronco, que ocorre quando as vias áreas superiores são obstruídas parcialmente. O som característico do ronco nada mais é do que a vibração dos tecidos moles da orofaringe, devido à diminuição do tônus muscular.

Outro distúrbio comum é a apneia obstrutiva do sono. A apneia ocorre a obstrução total das vias aéreas superiores, Isso causa paradas respiratórias transitórias e, consequentemente, a diminuição da saturação de oxigênio no sangue. Como resultado, o corpo desperta, desobstruindo a orofaringe, para evitar a morte por asfixia.

Esse despertar quase imperceptível pode se repetir inúmeras vezes durante a noite, acarretando alterações bioquímicas e fisiológicas no indivíduo. Se não tratada, a longo prazo, a apneia do sono pode ocasionar e perpetuar várias doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca.

Por fim, o bruxismo também é um distúrbio do sono, cuja característica é a atividade parafuncional de ranger ou apertar os dentes. Esse ato involuntário gera cargas excessivas no sistema mastigatório, com diferentes consequências.

Tratamento dos Distúrbios do Sono

Os tratamentos de distúrbios do sono na Odontologia incluem o uso de aparelhos removíveis. Para o bruxismo, é indicado o aparelho miorrelaxante removível, também conhecido como placa noturna. Esse aparelho é feito em acrílico prensado e deve ser rígido e bem adaptado às arcadas superior e inferior. O tratamento requer ajustes oclusais periódicos para a segurança e sucesso da terapia.

O bruxismo tem causas multifatoriais, incluindo a tensão emocional. Para o controle do bruxismo, a opção terapêutica recomendada depende do diagnóstico correto das causas. O tratamento pode envolver farmacologia, fisioterapia muscular e psicoterapia.