O bruxismo, ronco e a apneia obstrutiva do sono são distúrbios do sono tratados com o apoio do profissional da Odontologia. Os tratamentos incluem aparelhos dentários móveis.
O tratamento dos distúrbios do sono é fundamental para a saúde física e mental dos pacientes. Isso porque a qualidade no sono é fundamental para a manutenção e equilíbrio do corpo e da mente. Quando ocorre algum distúrbio durante o complexo processo do sono, surgem reflexos negativos no estado geral de saúde do paciente.
Entre os principais distúrbios do sono está o ronco, que ocorre quando as vias áreas superiores são obstruídas parcialmente. O som característico do ronco nada mais é do que a vibração dos tecidos moles da orofaringe, devido à diminuição do tônus muscular.
Outro distúrbio comum é a apneia obstrutiva do sono. A apneia ocorre a obstrução total das vias aéreas superiores, Isso causa paradas respiratórias transitórias e, consequentemente, a diminuição da saturação de oxigênio no sangue. Como resultado, o corpo desperta, desobstruindo a orofaringe, para evitar a morte por asfixia.
Esse despertar quase imperceptível pode se repetir inúmeras vezes durante a noite, acarretando alterações bioquímicas e fisiológicas no indivíduo. Se não tratada, a longo prazo, a apneia do sono pode ocasionar e perpetuar várias doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, insuficiência cardíaca e arritmia cardíaca.
Por fim, o bruxismo também é um distúrbio do sono, cuja característica é a atividade parafuncional de ranger ou apertar os dentes. Esse ato involuntário gera cargas excessivas no sistema mastigatório, com diferentes consequências.
Os tratamentos de distúrbios do sono na Odontologia incluem o uso de aparelhos removíveis. Para o bruxismo, é indicado o aparelho miorrelaxante removível, também conhecido como placa noturna. Esse aparelho é feito em acrílico prensado e deve ser rígido e bem adaptado às arcadas superior e inferior. O tratamento requer ajustes oclusais periódicos para a segurança e sucesso da terapia.
O bruxismo tem causas multifatoriais, incluindo a tensão emocional. Para o controle do bruxismo, a opção terapêutica recomendada depende do diagnóstico correto das causas. O tratamento pode envolver farmacologia, fisioterapia muscular e psicoterapia.