Fechamento de Diastemas

Os diastemas são espaços entre os dentes, que podem comprometer a harmonia estética do sorriso. Geralmente, essa “fresta” fica entre os dois dentes frontais da arcada superior e chama bastante atenção. Embora, em alguns casos, os dentes separados seja considerados até mesmo “um charme”, geralmente essa característica incomoda. Por isso, o fechamento de espaços é um procedimento bastante procurado nos consultórios odontológicos.

Causas dos diastemas

Antes de fazer o fechamento, é importante analisar a origem do espaço entre os dentes. Em alguns casos, o espaço entre os dentes podem indicar a necessidade de intervenção ortodôntica já na infância. O hábito de chupar dedos ou chupeta pode influenciar a formação de diastemas.

Mas diastemas podem aparecer na vida adulta, em decorrência de retração gengival, do freio labial alongado ou perda de dente permanente. Além disso, o surgimento desses espaços podem indicar doenças periodontais, que afetam as estruturas de suporte dos dentes. Por isso, é importante procurar um dentista para avaliar o surgimento repentino ou gradual de frestas entre os dentes.

Tratamentos indicados

Apesar de ser possível solucionar o problema com diferentes procedimentos, o fechamento de diastemas exige um criterioso diagnóstico. Isso porque a escolha da melhor técnica para a correção do sorriso depende da origem do espaço entre os dentes (causa). Além disso, é importante fazer um estudo de proporção entre o comprimento e largura dos dentes, para que a correção tenha o melhor resultado estético possível.

Na Murano Odontologia de Referência, os pacientes passam pelo planejamento estético do sorriso, para que a equipe de profissionais indique o tratamento ideal para conquistar o sorriso desejado. Entre as técnicas usadas para fechamento de diastemas estão: