MURANO Odontologia de Referência

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Covid-19: como garantir a biossegurança odontológica em tempos de pandemia?

A pandemia do coronavírus foi uma surpresa para o mundo e levou os profissionais da Odontologia a adaptarem seus protocolos de biossegurança para garantir um atendimento responsável aos pacientes e à equipe das clínicas. No Brasil, o cenário da covid-19 exige atenção diária às recomendações de higiene para conter a proliferação do vírus. 

Na Murano Odontologia de Referência, diversas medidas de biossegurança odontológica têm sido reforçadas, adaptadas ou intensificadas neste período. Para reafirmar o compromisso de transparência com os pacientes e contribuir com os colegas de profissão, compartilhamos algumas medidas usadas no consultório durante a pandemia, que seguem as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), do CDC (Center of Diseases and Prevention) e de publicações da literatura científica nacional e internacional. 

Cuidados com a equipe: novos EPIs

Na Odontologia, a biossegurança consiste em um conjunto de medidas preventivas que garante proteção em todo o espaço da clínica e, por conta da covid-19, alguns protocolos se tornaram mais rígidos. Embora os Equipamentos de Proteção Individual já façam parte da rotina das clínicas, a pandemia impõe mudanças e a compra de EPIs diferentes dos usados normalmente. 

Para garantir mais segurança para os profissionais e também pacientes, as equipes devem usar as máscaras N95 / PFF2 (próprias para o uso em saúde). Além disso, é importante o uso de protetores faciais do tipo “face shield”, além de jalecos e sobre-jalecos que são trocados a cada atendimento.

Outra medida importante é fazer treinamentos online semanalmente, atualizando as equipes sobre novas recomendações das autoridades de Saúde e sobre novas publicações científicas que ajudam a orientar sobre os cuidados dentro de fora da clínica. 

Biossegurança odontológica no agendamento 

Entre os cuidados essenciais para a segurança de todos que frequentam a clínica odontológica está a triagem rigorosa de colaboradores e pacientes que buscam o atendimento. E isso começa já no agendamento das consultas ou procedimentos. Na Murano, uma das medidas tomadas é a adoção de questionário para uma avaliação de risco. As perguntas abrangem os sintomas apresentados pela contaminação da covid-19. Caso o paciente responda positivamente a qualquer um dos questionamentos, o agendamento é adiado e uma nova avaliação é feita após 15 dias. 

A lista de perguntas é a seguinte:

Tem sintomas gripais? 

Apresenta febre? 

Dificuldade para respirar ou falta de ar? 

Tosse? 

Diarréia? 

Possui dores no corpo? 

Teve contato com pessoas testadas positivo ou com suspeita para o Covid-19? 

Biossegurança odontológica na sala de espera 

Na hora de fazer o agendamento, é importante planejar os horários de modo que as consultas sejam bem espaçadas, para evitar aglomeração de pessoas na sala de espera. Além disso, também é necessário orientar os pacientes de evitarem levar acompanhantes, pela mesma razão. 

Aqui na Murano, antes da pandemia, todo paciente era recepcionado na porta, com um abraço ou aperto de mãos. Hoje, qualquer contato físico está suspenso e a maneira de demonstrar carinho e satisfação em receber os pacientes é por meio da preocupação e cuidado com a saúde deles. Logo na entrada, a recepcionista, equipada com máscara, oferece e pede que o paciente coloque sapatilhas descartáveis e a máscara, para evitar a contaminação. Depois disso, são encaminhados ao lavado para a correta lavagem das mãos e antissepsia com álcool em gel a 70%. 

Os objetos de decoração e itens compartilhados, como canetas e revistas, foram retirados da recepção, temporariamente, para evitar a circulação desnecessária de materiais. A limpeza e a desinfecção das áreas de uso comum, como maçanetas, pisos, paredes, e superfícies dos hall de entrada, como a recepção, sala de espera e lavabo, foram reforçadas. Além disso tudo, o uso do ar condicionado também foi suspenso e todas as janelas da clínica permanecem abertas para maior ventilação. 

Biossegurança odontológica nos atendimentos 

Tudo está bastante diferente e tranquilizar os pacientes durante os atendimentos também se tornou uma função dos profissionais dentistas. Por conta dos novos EPIs, pode acontecer algum estranhamento. Isso faz necessário frisar aos pacientes que estas medidas garantem maior segurança para ele, sua família e toda a equipe da clínica. 

Outra medida tomada durantes os atendimentos diz respeito ao aerossol. Com referência a conclusões de trabalhos científicos recentes, foram adotados dois tipos de bochechos prévios ao atendimento clínico: um com Peróxido de Hidrogênio 1% e outro com Clorexidina 0,12%. Ambos se mostraram eficazes na diminuição da produção de aerossol contaminado, que são gotículas que podem permanecer no ar por um tempo. 

Desinfecção e esterilização de instrumentos

Os protocolos de assepsia de superfícies, equipamentos das salas clínicas e esterilização de materiais e instrumentais da Murano são os mesmos adotados há bastante tempo. Todos eles são bastante eficazes contra a covid-19 e aos demais microrganismos patogênicos.

O combate à infecção cruzada, que é a transferência de microrganismos de um objeto ou pessoa para a outra, é encarada com muita seriedade na Murano. É por essa razão que contamos com uma sala de expurgo, que recebe, separa e lava todos os instrumentais utilizados em uma cuba ultrassônica, que promove a lavagem automatizada e efetiva de todos os instrumentais. Eles são submersos em solução de água destilada e detergente enzimático, que pode ser aquecida, e submetidos ao movimento ultrassônico. Todos os ciclos de lavagens e preparos das soluções são anotados, assinados e conferidos diariamente. Depois disso, os instrumentais são inspecionados, secos e encaminhados à área destinada à esterilização.

Os instrumentais passam por diversos equipamentos para garantir que estejam livres de contaminação. Entre eles, há duas destiladoras de água, que purificam a água a ser utilizada nos equipamentos dos consultórios, na lavagem e esterilização dos instrumentais; uma seladora, que sela as embalagens antes da esterilização; autoclave, que esteriliza os materiais através do vapor sob pressão; e centrífuga, que se destina ao processamento do controle biológico, permitindo alto grau de segurança a efetividade da esterilização.

Como se pode imaginar, esse processo de segurança e os atendimentos em consultório produzem lixo, que deve ser é corretamente separado e receber o tratamento adequado, de acordo com as normas da ANVISA ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ANS (Agência Nacional de Saúde), IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba. 

Embora todos estejam se adaptando às restrições que a pandemia impõe, é indispensável manter a esperança de que tudo vai passar. É um momento de aprendizado, trocas e empatia, sempre tendo em mente que a segurança é indispensável. A Murano Odontologia de Referência tem uma equipe altamente qualificada e treinada para manter os atendimentos, com o máximo de responsabilidade. Estamos aqui por vocês!


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