MURANO Odontologia de Referência

Agende sua avaliação:
41 3253-190741 98804-6795

Prótese Protocolo: os riscos da generalização do procedimento

Consideradas uma alternativa infinitamente superior às pontes móveis ou dentaduras, as próteses protocolo surgiram para devolver segurança, conforto e autoestima às pessoas que sofrem com a perda total dos dentes. 

Fixadas sobre implantes na maxila (arcada superior) ou mandíbula (arcada inferior), essas próteses podem oferecer resultados estéticos excelentes, qualidade mastigatória e estabilidade. 

Mas a solução criada para atender essa situação (perda de todos os dentes) tem sido amplamente indicada em casos em que há possibilidade de preservar parte da estrutura dentária do paciente. E isso é preocupante.

A importância de preservar dentes naturais

De acordo com a cirurgiã dentista Mylene Gonçalves, especialista em Prótese Dentária e Reabilitação Oral e mestre em Implantodontia, a prótese protocolo pode parecer ideal para qualquer situação de perda dentária, mas a generalização do procedimento é um equívoco. 

“Há inúmeros casos de pacientes que recebem a indicação de prótese protocolo e têm dentes saudáveis removidos para receber o implante e a estrutura completa. A opção pela prótese protocolo é a mais fácil, mas nem sempre está correta”, explica.

A especialista defende uma análise mais criteriosa sobre o tipo de prótese recomendado para cada paciente, sempre priorizando a preservação de dentes naturais.

“Muitos pacientes recebem bem a sugestão de fazer a remoção de dentes para colocação de uma prótese protocolo, porque o resultado estético também pode ser realmente bom. Mas cabe ao profissional fazer o esforço para buscar todas as possibilidades de recuperação de estruturas danificadas. E, mesmo que isso implique em procedimentos mais complexos, o ideal é sempre tentar preservar os dentes naturais”, defende.

Sobre a prótese protocolo

Apesar do alerta, a opção da prótese protocolo não deve ser desprezada, já que existem casos nos quais o procedimento é realmente a opção indicada. E, para essas situações, os resultados podem ser mais do que satisfatórios.

Esse modelo de prótese, assim como os demais, restabelece todas as funções de forma plena (mastigação, fonética e estética). Instalada sobre os implantes, a estrutura pode ser recoberta por acrílico, usando dentes artificiais, ou porcelana, tanto na parte dentária quanto na gengival.

As próteses protocolo realizadas na Murano Odontologia de Referência são cuidadosamente planejadas e executadas, promovendo também o rejuvenescimento facial. 

 


MURANO Odontologia de Referência