Verão: dicas de cuidados com a saúde bucal nas férias

Depois de um ano intenso, o maior desejo do brasileiro é relaxar e aproveitar o verão. Com o relógio desacelerado e a cabeça descansada, é comum deixar de lado a rotina. E muitas vezes isso inclui abandonar alguns hábitos importantes para a saúde bucal. As férias não podem ser a desculpa para não cuidar dos dentes e prestar atenção aos sinais de que está na hora de procurar um dentista.

Manter hábitos saudáveis durante este período é fundamental para garantir um sorriso bonito durante todo o ano e evitar problemas. Além disso, os meses de férias podem ajudar a identificar diversos problemas bucais ignorados ou não notados durante o ano. Então, confira as dicas para cuidar de sua saúde bucal nas férias.

Fique atento à sensibilidade dentária

O que você come e bebe durante o verão? E o que sente? Essas são questões que passam despercebidas, mas que, se respondidas, podem evitar que problemas com dentes ou gengivas se agravem. Ao identificar que sente algo fora do comum nos dentes, o ideal é buscar ajuda profissional assim que possível e não tentar resolver o problema sozinho.

O sorvete é um exemplo clássico disso. Se você sente desconforto, dor ou um choque nos dentes ao tomar sorvete ou comer um picolé, pode ser um sinal de sensibilidade dentária. Essa condição já é bastante conhecida, mas o que nem todos os pacientes que têm o problema sabem é que a solução não são os cremes dentais feitos para dentes sensíveis. Há tratamento e medidas de prevenção para a hipersensibilidade. E ter o diagnóstico das causas e a avaliação correta do grau de exposição da dentina — parte da estrutura interna do dente que ao estar exposta causa dor —  é essencial para a solução rápida e efetiva do problema. E isto só pode ser feito por um profissional.

Hábito de palitar os dentes é alerta

Outro indicativo de que está na hora de procurar um dentista pode ser observado ao comer aperitivos na beira da praia ou nos churrascos de domingo. Sabe quando você termina de comer e fica cutucando a gengiva com palito de dente? Isso pode indicar que os dentes não estão alinhados. Além de ser um problema estético, se os dentes não estão bem posicionados, a comida fica retida entre eles, causando desconforto e cáries pelo acúmulo de alimento em área de difícil acesso para a limpeza.

Mais um alerta: palitos de dentes não devem ser usados para palitar os dentes. Além de não removerem o alimento adequadamente, podem machucar a gengiva e causar ferimentos que podem inflamar. Sempre utilize fio dental para a higienização.

Não descuide da higienização nas férias

Ninguém quer que o resultado das férias seja um problema bucal. Para que a diversão não acabe mais cedo, tome alguns cuidados extras e adicione os mesmos à rotina ao voltar de viagem.

O uso dos três principais itens de higiene bucal, escova de dente, pasta e fio dental, é uma das dicas. Apesar de parecer óbvio, apenas 53% dos brasileiros utilizam esses itens todos os dias. O dado é de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015. Entre os homens, o número é menor: só 48,4%.

O risco do excesso no consumo do álcool

A hidratação também é fundamental para a saúde bucal durante as férias, especialmente para quem costuma tomar bebidas cítricas como as alcoólicas. O álcool diminui o quantidade de saliva na boca e pode causa a halitose ou mau hálito. O ideal é sempre intercalar os drinks com um copo da água para manter a boca e o corpo hidratados e caprichar na limpeza da boca depois.

Com o fim de 2019 e início de novos ciclos em 2020, que tal colocar na lista de resoluções para o novo ano o compromisso com a saúde bucal? A Murano Odontologia de Referência tem uma equipe altamente qualificada pronta para atender suas necessidades. Agende uma avaliação e conquiste um sorriso belo e saudável.